Academia de Influencers – A rede social da Escola Amadeo de Souza-Cardoso


    A Academia de Influencers é uma rede social “do bem”, que sai dos ecrãs e ganha forma na vida real. O nosso mural está em construção e vai ser alimentado com todos os contributos dos alunos e das alunas do 6º. ano a quem, mensalmente, são lançados vários desafios. 

    Estes desafios surgem na sequência das sessões que a mentora Teach For Portugal tem dinamizado nas aulas de Oficina de Escrita, em colaboração com as docentes da disciplina, onde são trabalhadas competências divididas em três grandes domínios: “Eu”, “Eu e os Outros” e “Eu e o Mundo”.

    A ideia é que, futuramente, toda a comunidade se envolva nesta rede social, lançando desafios aos vários agentes educativos e cumprindo-os também, por forma a criarmos uma rede positiva e o hábito de fazermos bem a quem nos rodeia.


Aceitam o desafio?


Academia de Influencers – Autoconhecimento 


    A primeira sessão d’Academia de Influencers debruçou-se sobre o domínio “Eu” e trabalhou a competência do autoconhecimento.     Partindo da premissa de que estamos a construir uma rede social, foi pedido aos alunos e às alunas que criassem o seu perfil. Para além de um desenho, do nome e dos hobbies favoritos, este perfil incluía várias questões que estimulam o autoconhecimento, como “se pudesses pedir um desejo o que pedirias”, “sou diferente, porque” ou “a minha lembrança mais feliz é...”.

    No final, foi proposto aos participantes que tirassem uma foto ou desenhassem o objeto mais especial para eles e explicassem porquê. Este foi o primeiro desafio da Academia de Influencers!!!






Academia de Influencers – Gestão de Emoções


    Ainda no domínio “Eu”, a segunda sessão d’Academia de Influencers teve como objetivo passar algumas ferramentas para uma melhor gestão de emoções. Depois de uma reflexão em grupo, partilhámos algumas estratégias para nos acalmarmos e aprendemos que os nossos sentimentos surgem em consequência das nossas necessidades e se estas são ou não satisfeitas, que nós somos responsáveis pelas nossas próprias emoções, que não há sentimentos “maus” e que podemos sempre atuar sobre aquilo que sentimos. 

    Os alunos revelaram-se muito conscientes sobre os sentimentos que fazem parte das suas vidas e a forma como se manifestam nos seus corpos e nas suas mentes. 

    Desta vez, houve mais opções de desafios, nomeadamente: desenharem ou contruírem uma história com base num sentimento, ou partilharem a necessidade mais importante nas suas vidas.








Comentários

  1. Uma ideia fantástica e a levar a cabo por todos!!
    Parabéns, senhoras professoras 🤗💕!!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pela dinamização da nossa mentora do Teach For Portugal, Patrícia Vinhais!

    ResponderEliminar
  3. Tem sido uma viagem muuuuito interessante! Obrigada por tudo <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares